O Papel das Cidades para a Sustentabilidade

O Papel das Cidades para a Sustentabilidade


O Condomínios Sustentáveis acredita que as cidades (e consequentemente os condomínios) têm um papel fundamental para alcançarmos a sustentabilidade de fato, para isso devem ser tomadas iniciativas concretas, penalizando as ações nocivas, bonificando e incentivando as ações benéficas ao meio ambiente, assim grandes resultados surgirão.


Uma das principais ações seria pressionar as construtoras à adotarem tecnologias que permitam a redução do consumo de energia elétrica, valorização da luz natural, redução do consumo de água, nos prédios novos. Para as edificações antigas é essencial o apoio à redução do consumo, incentivar a coleta seletiva etc.


Além disso melhorar substancialmente a qualidade do transporte público e incentivar meios de transporte hoje tidos como alternativos, como a bicicleta, caminhada, melhorar a coleta e a destinação do lixo e esgoto, evitar desperdícios de água por vazamentos nas ruas e muito mais.


Acordo do C40


Os prefeitos das maiores cidades do mundo anunciaram nesta terça-feira (19/06), durante a conferência Rio+20, um acordo que irá reduzir 45% das emissões previstas de gases que provocam o efeito estufa até 2030. O volume de 1,3 bilhão de toneladas é equivalente ao que hoje é emitido por um país como o México durante um ano inteiro.


A C40 é uma entidade que reúne 59 prefeitos das maiores cidades do planeta, com o objetivo de trocar experiências para o combate e adaptação às mudanças climáticas, ela acredita que, com a união dos prefeitos das maiores e mais importantes cidades do planeta, será mais fácil encontrar soluções para problemas urgentes, como o manejo do lixo e o transporte.

Problemas das cidades


Os desafios mais comuns enfrentados pelas cidades incluem trânsito, falta de fundos para prover serviços básicos, a falta de habitação adequada e infraestrutura em declínio.


Metade da humanidade – 3,5 bilhões de pessoas – vivem hoje em cidades. Até 2030, quase 60% da população mundial viverá em áreas urbanas.


As cidades ocupam apenas 2% de toda a terra do planeta, mas respondem por 60% a 80% do consumo de energia e por 75% das emissões de carbono.


Basta saber qual será a metodologia de avaliação e medição para evitar a maquiagem ecológica. Vamos acompanhar esse processo e verificar se o compromisso é mais uma tática eleitoreira ou se enfim alguém está realmente preocupado com o nosso futuro.


Fonte: UOL


****************************************

Renato Moreno Munhoz – 21-9432-2321

sindicoeasyway@gmail.com

http://www.twitter.com/c_sustentaveis

Deixe um comentário