Ban Ki-moon defende ações locais para gerar sustentabilidade global

Condomínios Sustentáveis alinhado com o Rio+20

Hoje lendo a reportagem do G1, me remeteu ao artigo que escrevi ontem,  Pense Global, aja localmente . Acreditamos na mesma coisa, que as cidades têm papel fundamental para alcançar a sustentabilidade plena, e os milhões de residências e condomínios têm muito a contribuir

 

Segue a reportagem do G1 na íntegra.

Ban Ki-moon defende ações locais para gerar sustentabilidade global

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, defendeu na tarde desta quinta-feira (21) que ações realizadas no nível regional e local são essenciais para uma política global de desenvolvimento sustentável. Segundo ele, é preciso andar cada vez mais perto de governos locais e líderes em todo o mundo para criar modelos de ação que podem ajudar a criar sustentabilidade.

“As cidades de todo o mundo estão na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias que ajudam no desenvolvimento sustentável. O que é local é global, e o global é local”, disse, citando a capital paranaense como um bom exemplo. “Aqui no Brasil, Curitiba é um modelo global”.

 

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante apresentação na Rio+20 (Foto: Daniel Buarque/G1)
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante apresentação na Rio+20 (Foto: Daniel Buarque/G1)

Para Ki-moon, cada pais é uma soma de cidades “e as soluções passam por governos locais.” Segundo ele, a maior parte dos problemas relacionados à sustentabilidade se manifestam exatamente nas cidades, e portanto é nas cidades que devem surgir as soluções para os problemas.

O discurso foi realizado na área ao lado do Riocentro, onde chefes de Estado e governo participam do segmento de alto nível da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

“Saímos daqui com mais compromisso local para mudança. É preciso ter liderança regional. Desenvolvimento urbano é chave do desenvolvimento sustentável”, disse Ki-moon. “o Rio nao é o final do nosso processo, é apenas o começo.”

O secretário-geral das Nações Unidas participou de uma apresentação sobre liderança e sustentabilidade para o mundo urbano em 2030. O evento foi organizado pelo Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, uma associação global de governos locais que defendem ações ligadas ao desenvolvimento sustentável. Ali foi apresentada a “Mensagem para o Rio”, documento de conclusão do congresso da Iclei com o posicionamento oficial do grupo para a Rio+20s governos locais para a Conferência da ONU.

Antes da apresentação do secretário-geral da ONU, a ministra do Meio Ambiente da Dinamarca, Ida Auken, elogiou avanços da Rio+20 no sentido de incentivar ações locais de sustentabilidade. “É a primeira vez que conseguimos uma declaração tão global que dá atenção a iniciativas locais”, disse.

 

 

Deixe um comentário